Início » Congresso derruba veto à desoneração da folha de pagamento

Congresso derruba veto à desoneração da folha de pagamento

A+A-
Reset
Notícias

O Congresso Nacional rejeitou o veto do presidente Lula, ao Projeto de Lei 334/23 que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. O texto será agora promulgado como lei, mas antes havia sido vetado integralmente.

No Senado, foram 60 votos pela rejeição do veto e 13 a favor. Já na Câmara, houve 78 votos a favor do veto e 378 por sua rejeição.

Leia mais! Lula fortalece Haddad com veto integral da desoneração da folha de pagamentos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se manifestou contrário à decisão do Congresso Nacional. Ele afirmou que, além de apresentar uma contraproposta, o governo considera acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a desoneração da folha de pagamentos, uma vez que o veto integral do governo foi derrubado nesta tarde pelo Congresso.

Haddad também ressaltou que a medida é inconstitucional e traz dificuldades para fechar o orçamento do próximo ano. Além disso, ele informou que apresentará uma medida alternativa semana que vem.
Haddad ressaltou que a derrubada de vetos sobre a desoneração da folha de pagamento é inconstitucional

Haddad ressaltou que a medida é inconstitucional –  Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Benefícios da desoneração

O benefício da desoneração encerraria no dia 31 de dezembro de 2023, mas com a rejeição do Congresso aos vetos, será prorrogado até 31 de dezembro de 2027. Nesse sentido, como previa o projeto. De acordo com o Ministério da Fazenda, a renúncia com a desoneração no setor privado é estimada em cerca de R$ 9,4 bilhões de reais.

As empresas beneficiadas com a desoneração poderão optar pelo pagamento das contribuições sociais sobre a receita bruta com alíquotas de 1% a 4,5%. Nesse sentido, não precisarão pagar 20% de INSS relativo aos empregados pela Consolidação das Leis do Trabalho.

Leia mais! Fazenda deve recomendar veto à desoneração da folha

Alíquota para municípios

Ainda, de acordo com a nova lei, a alíquota do INSS para municípios com população de cerca de 156 mil habitantes diminuirá de 20% para 8%.

Arrecadação diminuirá com a desoneração da folha de pagamento, diz Fazenda

De acordo com o Ministério da Fazenda, a renúncia com a desoneração no setor privado é estimada em cerca de R$ 9,4 bilhões de reais – Foto: Freepik

O Ministério da Fazenda divulgará a lista com a redução da taxa. Ela continuará de forma gradativa e de acordo com o PIB per capita. A pasta usará como base os dados do IBGE:

  • 8% para os 20% de municípios com menor PIB per capita;
  • 10,5% para aqueles entre 20% e 40% de menor PIB per capita;
  • 13% para as cidades entre 40% e 60% com menor PIB per capita;
  • 15,5% para municípios na faixa de 60% a 80% com menor PIB per capita; e
  • 18% para os 20% de municípios com maior PIB per capita.

Com informações do Senado

Congresso NacionalDesoneração da folha de pagamentosfernando haddadLulavetos presidenciais

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais