Planeta Terra atinge esgotamento de recursos naturais para 2019

NASA

Nesta segunda-feira (29), o Global Footprint Network divulgou que o Planeta Terra esgotou os recursos naturais disponíveis para o ano de 2019. Desde 1970, início da série histórica, a data de sobrecarga da Terra nunca havia chegado tão cedo. Isso significa que o planeta vai utilizar mais recursos do que tem capacidade de repor. 

Devido aos altos níveis de consumo de petróleo, animais e alimentos, a humanidade precisaria de um planeta Terra e meio para sustentar suas práticas atuais. “Sublinhar que não podemos usar 1,75 Terras por muito tempo quando só temos uma, é simplesmente reconhecer o contexto da existência humana”, afirmou o fundador da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. 

Segundo dados da Footprint, a emissão de carbono corresponde por 60% da pegada ecológica da humanidade. Desde 2001, o dia de Sobrecarga da Terra vem sendo antecipado em três dias a cada ano. A dívida ecológica com a Terra pode gerar a escassez de alimentos, erosão do solo, acúmulo de CO2 na atmosfera e tantos outros problemas ambientais, que poderiam ser evitados com outra mentalidade de consumo tanto das empresas quanto da sociedade global. 

Postagens relacionadas

BRICS: bloco de nações emergentes aceita adesão de mais seis países

Lula ressalta a importância de parcerias entre Brasil e África do Sul no Brics

Lula desembarca em Joanesburgo para a XV Cúpula do Brics

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais