Lula costura alianças fora do PT e admite fazer sacrifícios por união

Lula e Gilberto Kassab. Foto: Divulgação

O ex-presidente Lula decidiu investir nas ambiguidades dos partidos do centro. Para reposicionar seus apoios, começa a costurar novas alianças e já avisou ao PT que além de grandes sacrifícios eleitorais, buscará apoios inclusive de bolsonaristas e defensores do impeachment de Dilma Rousseff.

Nesta semana, ele está focado nas lideranças do Nordeste e Centro-Oeste do MDB e do PSD. Já convenceu o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), alinhado a Bolsonaro, a conversar nos próximos dias. No MDB ele tem dialogado com várias lideranças nordestinas emedebistas, como Renan Calheiros.

No PSD o ritmo está mais acelerado. Encaminhou um acerto relevante na Bahia, ao convencer o senador Jaques Wagner (PT) a recuar de sua pré-candidatura ao governo baiano em favor de Otto Alencar (senador da Bahia pelo PSD), e seguindo com seu mandato no Senado (Wagner tem mais quatro anos). Otto estaria resistindo ao plano, mas estão previstas novas conversas.

Com esse movimento, Lula também tenta chacoalhar mais o complexo tabuleiro nacional do presidente do PSD, Gilberto Kassab, muito próximo de convencer o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a migrar para sua legenda e disputar a Presidência, diante do engessamento do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) nas pesquisas de opinião.

No caso da Bahia, onde o PT governa há 16 anos e tem chances eleitorais, o sacrifício é dado como certo. Em seu Twitter ontem, Wagner confirmou a reunião com o “grande maestro da política nacional” e afirmou que o objetivo é fortalecer uma vitória na Bahia com Lula, mas ponderou que “o quadro continua o mesmo, com minha pré-candidatura ao Governo e o desejo de Otto Alencar e Leão de disputarem o Senado”. E pontuou: “Política é assim: se conversa muito até se chegar a um consenso”.

Nas contas dos petistas, valeria a pena o acordo para Lula conquistar parte do PSD, que já teria candidaturas atreladas em outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe. Na próxima semana, Lula deverá ir ao Rio aprofundar os diálogos.

Mas enquanto se movimenta em busca do Centro, Lula também sofre mais pressões à esquerda. Hoje o PSOL apresentou, na Câmara dos Deputados, ao lado do PT, seus eixos programáticos que condicionarão os apoios para uma aliança eleitoral com Lula. A lista de propostas do PSOL inclui a taxação de fortunas, mudanças na política de preços de combustíveis, além da revogação completa das reformas trabalhista e da Previdência, temas que Lula não pretende radicalizar. Mais um ponto de pressão do PSOL é a possibilidade ainda aberta de uma candidatura de Guilherme Boulos ao governo de São Paulo, e não à Câmara dos Deputados, como quer Lula.

Postagens relacionadas

Entidades inspecionam urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais

Sem consenso sobre cálculo de sobras, minirreforma eleitoral vai ao plenário esta semana

TSE adia para esta sexta-feira julgamento de Bolsonaro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais