Subvenções: Reunião com Haddad acaba sem definição

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com lideranças da Câmara sobre o projeto de lei que regulamenta as subvenções acabou sem grandes avanços. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem indicado que só discutirá a forma de tramitação depois que o mérito estiver com melhor entendimento na Casa.

Um dos pontos que demandam atenção e deve ser alvo de discussão é se a medida terá impacto retroativo, o que preocupa as empresas que operam há anos de outra forma. Isso porque a proposta do governo regulamenta decisão do STJ que trata do abatimento das subvenções da base de cálculo do IRPJ e do CSLL e que teve seu acórdão publicado neste ano. No entanto, o prazo de aplicação da decisão gera dúvidas.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Também está sendo considerado vago o entendimento do que será considerado custeio ou investimento pela Fazenda.

Leia Mais! Marco de Seguros: Haddad espera aprovação no Congresso neste ano

De acordo com o ministro, o governo ainda trabalha com a possibilidade de aprovação neste ano. “As bancadas estão abertas a nos ouvir. As lideranças tiraram muitas dúvidas sobre o propósito. É um jabuti de 2017 que vamos resolver em 2023”, declarou.

Postagens relacionadas

Senado delibera sobre uniformização de juros nesta terça-feira

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Pela terceira vez, Boletim Focus eleva previsão da Selic em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais