Início » STF prorroga por 120 dias prazo para MG renegociar dívidas com União

STF prorroga por 120 dias prazo para MG renegociar dívidas com União

Colegiado confirmou liminar do ministro Nunes Marques que prorrogou o prazo de adesão para o estado renegociar dívidas

A+A-
Reset
Economia

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou por 120 dias o prazo de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Por unanimidade, os ministros referendou liminar do ministro Nunes Marques, que estendeu o prazo para a negociação entre MG e a União. Nesse sentido, com o objetivo de renegociar as dívidas.

STF prorroga por 120 dias prazo para MG renegociar dívidas com União

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A decisão foi tomada na sessão virtual. Na ocasião, eles discutiram o pedido do governador do Estado, Romeu Zema, e da Assembleia Legislativa de Minas, que solicitaram mais tempo para finalizar o Plano de Recuperação Fiscal estadual. Além disso, buscar um acordo junto à União para pagar dívidas que levaram o estado à atual crise fiscal.

Zema deve cumprir exigências para renegociar dívidas

De acordo com o voto do Nunes Marques, a conclusão do plano de recuperação é indispensável para que Minas Gerais não fique em situação financeira de difícil reversão. O relator acrescentou que a própria União não fez objeção ao aumento do prazo. Entretanto, Marques estabeleceu contrapartidas que o governo mineiro deve cumprir, sobretudo em relação ao compromisso com a responsabilidade e a prudência na gestão fiscal.

EconomiaMinas GeraisRenegociação de dívidasRomeu ZemaSTF

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais