O Senado Federal promove, nesta segunda-feira (27), uma sessão temática para debater a catástrofe causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS). A ocasião deve reunir autoridades do governo federal e estadual. Além disso, ambientalistas e especialistas. O debate atende a um requerimento dos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Efraim Filho (União-PB) e Beto Faro (PT-PA).
A crise climática já dura há quase um mês. Desde o início do mês, o estado sofre devido às enchentes que atingem as cidades de Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Esteio, São Leopoldo, Veranópolis e Porto Alegre.
De acordo com senadores, a sessão é um ato de solidariedade aos moradores do estado.
– Neste momento difícil, é essencial que nos guiemos pela solidariedade, compaixão e compromisso com os direitos humanos, visando a reconstrução e a esperança para o povo do Rio Grande do Sul – declarou o senador Paulo Paim (PT-RS).
Na última quinzena de maio, o presidente Lula (PT) anunciou um pacote de medidas de socorro para o Rio Grande do Sul . O governo federal decidiu disponibilizar um auxílio de R$5.100 para mais de 200 mil famílias afetadas, direcionado a reposição de bens perdidos. Conforme o governo, o impacto da medida deve ser de R$ 1,2 bilhão de reais aos cofres públicos. Além disso, o governo vai doar imóveis para as famílias que perderam suas casas e antecipar o saque do FGTS com novas regras, além de duas parcelas extras do seguro-desemprego.