Em votação difícil, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou a regulamentação das apostas esportivas online, conhecidas como bets, nesta quarta-feira (22). Os parlamentares também concordaram com o requerimento de urgência para levar a matéria ao Plenário.
O relator da matéria, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), acatou 33 emendas ao texto. Uma das principais mudanças de seu relatório sobre a regulação das bets é a redução pela metade da tributação prevista sobre os prêmios.
Leia também! Offshores: CAE do Senado aprova projeto de lei
A taxa, que era de 30% no texto original, agora será de 15%. O contribuinte precisará pagar o imposto anualmente, descontando-se as eventuais perdas com os jogos. Já as empresas, terão que pagar 12% de seus ganhos.
O novo relatório também limita a três o número de marcas que podem estar vinculadas a uma autorização. O valor máximo da outorga será de R$30 milhões.
Leia também! Bets: relatório é aprovado na Comissão de Esporte do Senado
O PL 3626/23 tramitou conjuntamente pela Comissão de Esporte (CEsp), que aprovou o texto em 8 de novembro na forma do relatório do senador Romário (PL-RJ). A Câmara dos Deputados também já aprovou a proposta que faz parte do pacote do governo Lula para zerar a meta fiscal em 2024. Se o Senado modificar o texto, o projeto voltará para exame dos deputados.