Senado analisa registro de profissionais de estética como MEI

Nesta terça-feira (12), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou o projeto que cria classificações específicas para os serviços de bronzeamento natural e artificial e de design de sobrancelhas, cílios, micropigmentação e depilação, o que deverá facilitar a inscrição dos profissionais que atuam nessas áreas como microempreendedores individuais (MEI).

Foto: Divulgação/Unitau

Leia mais! Educação: governo anuncia 100 novos campi de institutos federais

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), utilizada na hora de abrir uma empresa, passará a conter o código 9602-5/03 para serviços de bronzeamento natural.  Para a artificial será utilizado o código 9602-5/04 para serviços de design de sobrancelhas e cílios. Bem como, para micropigmentação e depilação.

A relatora do projeto, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), deu seu voto favorável, e agora o projeto da Câmara (PLP 49/2022) seguirá para análise do Plenário do Senado.

De acordo com a relatora, o projeto proporciona segurança jurídica, reduz a burocracia e incentiva esse setor econômico.

– Aproximadamente 120 mil profissionais desses serviços estão no Brasil atualmente, e, com a proposição, a tendência é aumentar, já que terão maior facilidade para se identificarem enquanto MEI e, consequentemente, formalizarem seus negócios – afirmou a relatora.

Profissionais de estética

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De 2018 a 2022, o crescimento desse setor foi de 560% em relação aos períodos anteriores.

Leia mais! PIB e inflação sobem em previsão do Focus desta terça

O aumento significativo na demanda por serviços de estética e cosmética está diretamente ligado à crescente valorização dos profissionais que atuam nesse segmento. Além disso, à medida que o setor se expande, a valorização desses profissionais também cresce, refletindo-se no reconhecimento cada vez maior desse mercado. Hoje, a estética e a cosmética são partes essenciais da indústria de bem-estar e saúde.

 

 

Postagens relacionadas

Lula reitera isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil

IPCA: preços dos alimentos e medicamentos aumentam em abril

Lula autoriza importação de arroz para enfrentar crise no Rio Grande do Sul

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais