O Brasil realizará nos dias 10 e 11 de janeiro a primeira reunião preparatória do ano para a cúpula do G20. O país tem ocupado a presidência do grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo. Esse primeiro encontro será do grupo de trabalho (GT) do empoderamento de mulheres. Na ocasião, estarão presentes emissários pessoais dos líderes do G20, que supervisionam as negociações, bem como discutem os pontos que formam a agenda.
O Brasil realizará 120 eventos ao longo do ano, de acordo com o calendário do governo brasileiro. O cronograma inclui 93 reuniões técnicas, 26 videoconferências, 10 encontros de vice-ministros e 23 reuniões ministeriais.
Pacheco deve reunir partidários para discutir reoneração da folha de pagamento
Os representantes do governo constituem os GTS, bem como dos países e organizações internacionais convidados. As reuniões começaram em dezembro do ano passado e, nessa primeira fase, serão realizadas por meio de videoconferência em janeiro e fevereiro.
Os encontros abrangem todos os quinze grupos de trabalho, que tratam de temas como combate à corrupção, transições energéticas, cultura, educação, trabalho, turismo, saúde, sustentabilidade climática e ambiental, agricultura, economia digital, empoderamento de mulheres, desenvolvimento, pesquisa e inovação, entre outros.
Leia mais! Projeto estabelece dia para comemorar defesa da democracia
Na segunda fase, ocorrerão reuniões técnicas e presenciais entre março e junho, em diversas cidades e regiões brasileiras. Além disso, a terceira fase trata de reuniões ministeriais, presenciais, igualmente distribuídas pelo país nos meses de agosto a outubro.
A conclusão dos trabalhos acontecerá nos 15, 16 e 17 de novembro durante a Cúpula Social. Além disso, haverá a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.