Início » Receita Federal paga 1º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta

Receita Federal paga 1º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta

Neste primeiro lote, serão beneficiados 5.562.065 pessoas com o pagamento da restituição do Imposto de Renda

A+A-
Reset

A Receita Federal começa a pagar o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) nesta sexta-feira (31). Serão beneficiadas 5.562.065 pessoas, totalizando R$ 9,5 bilhões de reais em restituições. É importante lembrar que o prazo para a entrega das declarações se encerra às 23h59min de hoje. Este lote marca o início de uma série de cinco pagamentos programados para este ano.

imposto de renda

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O crédito será feito na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, “não há uma hora fixa” para o depósito, que será realizado ao longo do dia. A prioridade para o reembolso será dada a determinados grupos, incluindo idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves. Além disso, os contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Entre os beneficiários prioritários, estão também os contribuintes afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Eles foram incluídos na lista devido à situação de emergência. A ordem de prioridade segue a seguinte sequência: idosos com 80 anos ou mais, idosos de 60 a 79 anos, pessoas com deficiência, portadores de moléstias graves e pagadores de impostos do setor de magistério. Além disso, aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via Pix.

Imposto de Renda é corrigido pela Selic

O valor da restituição do IR é corrigido pela taxa Selic. Portanto, considera o acumulado desde o mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, acrescido de 1% no mês do depósito. Para verificar se está incluído no primeiro lote de restituição, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar em “Meu Imposto de Renda” seguido de “Consultar a Restituição”.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal em tablets e smartphones. Caso o contribuinte tenha prioridade mas não conste na lista do primeiro lote, deve acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), verificar o extrato da declaração e, se houver pendências, enviar uma declaração retificadora para ser incluído nos próximos lotes.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais