Início » Receita Federal envia projeto que dá benefícios a “bom contribuinte”

Receita Federal envia projeto que dá benefícios a “bom contribuinte”

A Receita Federal dividiu as mudanças em três pilares: conformidade, controle de benefícios e devedor contumaz

A+A-
Reset

A Receita Federal anunciou, nesta sexta-feira (2), o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional que cria ferramentas, regras, punição e benefícios aos contribuintes. O Planalto enviou o texto ao Legislativo nesta semana.

As mudanças foram divididas em três pilares: conformidade, controle de benefícios e devedor contumaz. No caso da conformidade, a Receita criou benefícios para o bom contribuinte. O PL estabelece uma pontuação baseada na conformidade de pagamento, assim, o contribuinte que pagar corretamente os tributos, receberá benefícios.

Leia mais! RECEITA FEDERAL ADIA INÍCIO DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS FISCAIS PARA SEXTA-FEIRA

Quem atingir determinada pontuação, por exemplo, terá um desconto progressivo no pagamento da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido). O desconto começa em 1% do valor a ser pago, e pode chegar a 3%. Outra medida é uma tolerância maior para o bom contribuinte, como um prazo de 60 dias para auto regularização em caso de inconformidade detectada pela Receita.

Receita Federal

Foto: Freepik

Leia mais! RECEITA FEDERAL: AUTORREGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, explicou ainda que haverá um controle maior da concessão de benefícios fiscais, e direito a crédito tributário. A ideia é aumentar a governança nessa área. O  – devedor contumaz -, de acordo com a Receita, é o contribuinte que opta não pagar por estratégia. Nesse caso, a fiscalização e punição da Receita sobre essas empresas será mais rígida.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais