Início » Receita Federal abre consulta ao lote residual do imposto de renda de abril

Receita Federal abre consulta ao lote residual do imposto de renda de abril

O crédito bancário do imposto de renda será processado para cerca de 353,3 mil contribuintes no dia 30 deste mês

A+A-
Reset

A Receita Federal abre, nesta terça-feira (23), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de abril. De acordo com o governo, o crédito bancário será processado para cerca de 353,3 mil contribuintes no dia 30 deste mês. A restituição custará aproximadamente R$ 457 milhões de reais ao governo.

imposto de renda

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para saber se você receberá a restituição neste lote, acesse o site da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”. Contudo, se houver alguma pendência na declaração, você poderá corrigi-la por meio de uma retificação.  Além disso, a consulta pode ser feita pelo aplicativo da Receita.

Prioridade para receber o imposto de renda

De acordo com a Receita Federal, do valor total disponibilizado para restituição, R$ 381, 6 milhões serão direcionados a contribuintes que têm prioridade, como idosos, pessoas com deficiência física ou mental. Além disso, professores cujo principal rendimento vem do magistério. Entretanto, aqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix também têm prioridade.

imposto de renda

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O pagamento da restituição será feito na conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for concretizado, seja por conta errada ou desativada, o contribuinte poderá resgatar os valores no Banco do Brasil por até 1 ano. Para reagendar o crédito, acesse o Portal BB ou ligue para a Central de Relacionamento do banco.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais