Proposta prevê novas regras para cálculo de participações no petróleo

Projeto de lei define novas regras para o cálculo das participações governamentais no petróleo (royalties e participação especial) devidas pela indústria petrolífera à União e às unidades federadas. As comissões de Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania ainda estão analisando o projeto.

Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) define um preço de referência para calcular as participações governamentais. Contudo, esse preço leva em conta características químicas do óleo bruto e o câmbio, entre outros fatores.

Leia mais! CONGRESSO ARTICULA DERRUBADA DE VETOS À LEI DE PESTICIDAS

De acordo com deputado Hugo Leal (PSD-RJ), as regras atuais não captam o valor de mercado do petróleo, reduzindo as participações governamentais. – É necessário que a Lei do Petróleo estabeleça critérios objetivos de modo a alcançar um preço de referência aderente à realidade comercial – afirmou o relator da proposta.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Nova visão

Assim também, a proposta de Leal prevê, no caso dos royalties, que o cálculo será estabelecido em decreto do presidente da República, levando em conta:

Leia mais! OS AFAGOS ENTRE LULA E TARCÍSIO DE FREITAS – ANÁLISE

  • Os preços de venda praticados pelo concessionário, em condições normais de mercado; ou
  • Os preços de transferência previstos na legislação federal (no caso de transação entre empresas do mesmo grupo).

Contudo, em relação à participação especial, a Receita Bruta da Produção, sobre a qual as autoridades calculam, compreenderá, em cada campo petrolífero, o valor do volume total da produção fiscalizada, sem exclusões, apurado com base nos preços de mercado ou de transferência.

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais