Projeto permite que empresas optem pelo Simples Nacional em janeiro e em julho

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 228/23 permite que o empresário possa optar pelo Simples Nacional nos meses de janeiro e de julho de cada ano. O texto, em análise na Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

As comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania ainda vão analisar o projeto. Depois seguirá para o Plenário .

Leia mais!  EMPREGADORES PODERÃO ENVIAR INFORME DE RENDIMENTOS ATÉ FIM DE FEVEREIRO

Além disso, a Comissão de Legislação Participativa (CLP) apresentou a iniciativa, aprovando uma sugestão do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo. Atualmente, a opção pelo Simples Nacional só pode ser feita em janeiro.

Foto: Ari Dias/AEN

– A possibilidade de a adesão ao Simples Nacional ocorrer em outro momento além de janeiro é objeto de atual e ativa discussão – disse o relator na CLP, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Leia mais! BRASIL E EGITO FORTALECEM RELAÇÕES COMERCIAIS PARA EXPORTAÇÃO DE CARNES

O Simples Nacional é um regime tributário diferente para micro e pequenas empresas. Ele consiste na apuração unificada de tributos, com alíquota variável de 4,0% a 17,42% sobre a receita bruta e conforme a atividade e o faturamento.

 

 

Postagens relacionadas

Lula anuncia medidas para mitigar o aperto fiscal dos municípios 

União Europeia aprova lei de inteligência artificial mais abrangente do mundo

Arrecadação federal atinge maior valor em 30 anos. Saiba como

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais