Projeto concede seguro para agricultor familiar em perda de safra

Projeto de lei prevê seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo, para agricultor familiar que perder a safra em fenômenos naturais ou pragas. A proposta está em análise da Câmara dos Deputados.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Leia mais! Bolsonaro falará à PF em caso de importunação de baleia

As comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania vão analisar o projeto em caráter conclusivo.

Leia mais! Senado debate áreas verdes nos projetos de ampliação urbana

Para ter o benefício, o agricultor terá que cumprir alguns requisitos, como comprovar renda mensal familiar de até quatro salários mínimos. Bem como, estar em propriedade rural cadastrada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

– O apoio à agricultura familiar é uma importante política de segurança alimentar e combate à fome. Ela garante condições básicas de sobrevivência dessas famílias – disse o deputado Daniel Agrobom (PL-GO), autor do projeto.

Projeto incentiva agricultura familiar

Outro projeto que está em analise é o que busca incentivar a agricultura familiar usando o dinheiro das multas ambientais na Amazônia Legal. Além disso, o texto estabelece que os valores arrecadados com o pagamento dessas multas seja direcionado para famílias agricultoras. Bem como, para dar condições á ações no meio.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Contudo, o projeto também muda a lei que criou o Fundo Nacional do Meio Ambiente para incluir a agricultura familiar entre áreas prioritárias nas aplicação dos recursos. Atualmente, a lei já prevê oito áreas prioritárias, entre elas unidades de conservação; manejo e extensão florestal; e recuperação de áreas degradadas por acidentes ou desastres ambientais.

Postagens relacionadas

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Fazenda projeta crescimento econômico do país de 2024 em 2,5%

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais