Início » Projeto autoriza empréstimo consignado para beneficiários do auxílio-acidente

Projeto autoriza empréstimo consignado para beneficiários do auxílio-acidente

No empréstimo consignado o valor é descontado automaticamente do benéfico. O que reduz o risco de calote para as instituições financeiras

A+A-
Reset

Projeto de lei na Câmara dos Deputados prevê a permissão para que os beneficiários do auxílio-acidente contratem empréstimo consignado. Atualmente, apenas quem recebe aposentadoria, pensão ou Benefício da Prestação Continuada (BPC) pode aderir ao consignado. A autorização do BPC veio com lei, mas foi questionada judicialmente. Entretanto, foi validada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais! SENADO VOTA PROPOSTA QUE LIMITA CANDIDATURA DE MILITAR NESTA QUARTA-FEIRA

As comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará o projeto.

De acordo com o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o auxílio-acidente é um benefício de natureza indenizatória e permanente, pago ao segurado do INSS acidentado que apresenta sequela que reduza sua capacidade para o trabalho de forma irreversível.

empréstimo consignado

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Descontos


Além disso, pelo texto, os descontos e as retenções não poderão ultrapassar 45% do valor dos benefícios. Sendo 40% exclusivamente para empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis, e 5% para despesas contraídas por meio de cartão de crédito consignado.

Leia mais! BOLETIM FOCUS: ESTIMATIVAS PARA INFLAÇÃO E PIB FICAM ESTÁVEIS

O empréstimo consignado reduz o risco de calote para as instituições financeiras. Por esse motivo, as taxas de juros costumam ser mais baixas do que as praticadas nas demais modalidades de crédito.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais