O presidente Lula (PT) participa, nesta segunda-feira (22), do lançamento do Programa Acredita, que tem como principal objetivo reestruturar parte do mercado de crédito no Brasil. Além disso, solucionar as dívidas do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e estimular a geração de renda, emprego, bem como promover o crescimento econômico.
A iniciativa pretende oferecer crédito exclusivo para prestadores de serviço, micro e pequenas empresas, com taxas de juro atrativas. Na prática, serão divulgadas linhas de crédito para beneficiários cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) com taxas de juros fixas. Além disso, empréstimos destinados a microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas, com condições mais vantajosas em comparação às atualmente disponíveis no mercado.
No início do ano, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, chegou a dizer que o novo programa de crédito seria lançado até o início de maio. Entretanto, o governo acabou adiando a apresentação.