Texto torna obrigatório que motoristas de aplicativos sejam MEI

O Projeto de Lei 741/24 propõe uma significativa mudança para os motoristas de aplicativos, como como Uber e 99. O texto propõe tornar obrigatório que os motoristas sejam cadastrados como Microempreendedores Individuais (MEI). Além disso, a proposta estabelece o limite máximo de 25% para as taxas cobradas pelas plataformas em relação ao valor das viagens, contrastando com os atuais 40% reportados pelo site Zarp Localiza. Atualmente, a Câmara dos Deputados analisa a medida.

Motorista de aplicativo em São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A inserção dessas novas diretrizes na Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana é um dos aspectos centrais do projeto. De acordo com o deputado Darci de Matos (PSD-SC), autor da proposta, estas medidas foram concebidas para simplificar as operações dos motoristas por aplicativo, proporcionando benefícios mútuos. Matos argumenta que ao exigir que os motoristas sejam MEI, a proposta visa eliminar barreiras burocráticas, assegurando-lhes direitos previdenciários como aposentadoria e auxílio doença.

O texto quer evitar práticas predatórias de cobrança por parte das plataformas. Além disso, promover maior transparência nas relações entre motoristas e aplicativos. As comissões de Desenvolvimento Urbano; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, analisarão a medida em caráter conclusivo.

Postagens relacionadas

Entenda como funciona a “eleição” no TSE

Confira os principais investimentos do Japão no Brasil

Silveira mobiliza 500 eletricistas para restabelecer energia no RS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais