Produção industrial em agosto fica 2,9% abaixo do patamar pré-pandemia

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Dados divulgados nesta terça-feira (5/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção industrial caiu 0,7% em agosto e ficou 2,9% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. O nível também é 19,1% inferior ao recorde, em maio de 2011.

O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado. Especialistas projetavam retração de 0,4%. O recuo da atividade industrial atingiu 15 dos 26 ramos pesquisados. A queda de agosto foi puxada por outros produtos químicos (-6,4%), produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,1%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,3%).

O IBGE informou que, na comparação com agosto de 2020, a produção industrial também recuou 0,7%. Foi a primeira queda após 11 meses de avanço. Em 2021 o indicador acumulou alta de 9,2% entre janeiro e agosto. Em período maior, de 12 meses, houve crescimento de 7,2%.

Mesmo com a reabertura econômica, a produção industrial passou a emitir sinais de dificuldades. Uma das ameaças é a escassez de insumos. O quadro afeta segmentos como o automotivo, que prevê melhora consistente no abastecimento de matérias-primas só em 2022. A falta de componentes é associada ao desarranjo nas cadeias produtivas provocado pela pandemia.

A escassez de insumos tem sido acompanhada pela disparada de preços. Em agosto, a inflação da indústria teve alta nas 24 atividades analisadas pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP), segundo o IBGE.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Imposto de Renda: Lula isenta trabalhador que ganha até dois salários mínimos

INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

Projeto propõe desconto no Fies para todos os servidores públicos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais