Com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a Petrobras anunciou o lançamento da Gasolina Petrobras Podium carbono neutro. Segundo a estatal, é a primeira gasolina do mercado brasileiro a carregar esse título. O objetivo é que as ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais compensem os gases de efeito estufa emitidos em todas as etapas do ciclo de vida do combustível.
Para agregar o título de carbono neutro ao combustível, a Petrobras informa que recorreu à metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida. Assim por meio da avaliação, a Petrobras mensura os gases de efeito estufa que o produto emite, considerando todo o ciclo de vida do combustível – extração, produção das matérias-primas, transportes, processamento, distribuição e uso final -.
Leia mais! Entenda sobre o mercado de carbono e biocombustíveis
Mais investimentos em soluções de baixo carbono
Segundo a Petrobras, as emissões da Gasolina Petrobras Podium serão previamente compensadas antes mesmo da venda ao consumidor. Além disso, ressaltou o compromisso de ampliar investimentos em soluções de baixo carbono e em oferecer produtos mais sustentáveis e eficientes.
Os consumidores podem encontrar a Petrobras Podium, exclusivamente, em postos da empresa. Mas apenas naqueles selecionados nas principais cidades do país.
PL Combustível do futuro
Durante a reunião da cúpula do G20, em 9 de setembro, Brasil, Estados Unidos e Índia lançaram a Aliança Global para os Biocombustíveis. O objetivo foi promover a produção e consumo de combustíveis no mundo, bem como incentivar a transição energética para fontes menos poluentes.
Em concordância com o compromisso internacional, na última quinta (14), o presidente Lula assinou em cerimônia no Palácio do Planalto o PL 4516/2023, conhecido como PL do Combustível do Futuro, que faz uma série de mudanças na legislação dos biocombustíveis e visa ampliar o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono.