Deputados e senadores representando 17 Frentes Parlamentares de diferentes setores da economia apresentaram, nesta terça-feira (6), um manifesto a favor da devolução da MP da reoneração da folha de pagamento. O texto lido pelo presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Joaquim Passarinho (PL-PA), é uma resposta ao que alguns parlamentares consideram um desrespeito do Executivo às decisões tomadas pelo Legislativo.
Leia mais! HADDAD ANALISA NOVO FORMATO PARA REONERAÇÃO DA FOLHA
De acordo com os congressistas contrários à MP da reoneração, há um consenso entre as Frentes Parlamentares para que, caso à medida provisória não seja devolvida, deve haver uma força-tarefa conjunta para que ela seja derrubada pelo Congresso Nacional.
– Se insistirem, vamos derrubar a medida provisória, mas esperamos que haja um consenso e retire a MP. E mais, que o ministro do Trabalho também recue e não queira afrontar a legislação do livre mercado, bem como a legislação brasileira com uma portaria – afirmou o presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços, deputado Domingos Sávio (PL-MG).
Leia mais! HADDAD SE REÚNE COM PACHECO PARA DISCUTIR REONERAÇÃO DA FOLHA
Reoneração da folha
A MP da folha de pagamento prevê que haverá uma reoneração gradual pelos próximos quatro anos sobre a folha de pagamento. De acordo com a Fazenda, o objetivo é recuperar R$ 6 bilhões em arrecadação em 2024.
Contudo, o governo determinou que a desoneração só deve incidir sobre o primeiro salário mínimo recebido pelos empregados. A cota patronal de contribuição à Previdência Social, contudo, fica restabelecida para pagamentos acima desse valor.