Início » No G20, Haddad propõe discussão sobre reforma da governança global

No G20, Haddad propõe discussão sobre reforma da governança global

Na sexta-feira (1º), a expectativa é que saia um comunicado do G20, sobre o que foi discutido na semana de reuniões

A+A-
Reset

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pontuou que o Brasil propôs discussões sobre o combate à fome, a promoção do desenvolvimento sustentável e uma reforma da governança global. A fala ocorreu, nesta quarta-feira (28), na abertura da primeira reunião dos ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20.

G20

Fernando Haddad – Foto: Washington Costa/MF

– Vamos começar com um debate sobre estratégias para integrar a análise de desigualdades como uma preocupação fundamental de políticas macroeconômicas. Acreditamos que a desigualdade não deve ser apenas tratada como uma preocupação social, um mero corolário da política econômica – apontou o ministro.

Haddad lembrou ainda das duas forças-tarefa propostas pelo presidente Lula para o G20 em 2024. Sendo elas: a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, e a Mobilização Global Contra a Mudança do Clima. De acordo com o chefe da pasta, é preciso entender a mudança climática e a pobreza como desafios verdadeiramente globais. – A serem enfrentados por meio de uma nova globalização socioambiental – acrescentou Haddad.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, coordenará na tarde desta quarta-feira (28) os debates sobre a atual conjuntura macroeconômica, bem como a estabilidade financeira internacional. Ou seja, temas centrais da trilha financeira do G20.

G20

Roberto Campos Neto – Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Essa é a segunda reunião da trilha financeira do G20, já com a presidência brasileira do bloco econômico. O evento acontece em São Paulo, até esta quinta-feira (29). Contudo, na sexta-feira (1º), a expectativa é que saia um comunicado do grupo, sobre o que foi discutido na semana de reuniões.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais