Início » MTE lança programa gratuito que qualifica 100 mil trabalhadores

MTE lança programa gratuito que qualifica 100 mil trabalhadores

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

Com o objetivo de fortalecer a política pública de qualificação para trabalhadores, o Governo Federal lançou o Programa Manuel Querino de Qualificação Profissional (PMQ). De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a expectativa é que a iniciativa alcance cerca de 60 mil pessoas, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), bem como 40 mil por universidades e institutos federais.

A qualificação abrange principalmente os jovens e a população vulnerável, com foco na promoção da diversidade, mas também no combate à discriminação. O programa é fruto de parceria entre o MTE com estados e municípios que aderiram Sine, bem como com institutos e universidades federais.

Leia mais! Lula pede metas mais ambiciosas e maior compromisso na COP 28

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou que o PMQ é uma das iniciativas que pode fazer a economia crescer. De acordo com ele, é importante conceder a oportunidade para o profissional acompanhar as inovações do mercado.

Luiz Marinho chefe do MTE

Para Marinho, é necessário praticar boas remunerações – Fonte: Valter Campanato /Agência Brasil

– É necessário também praticar boas remunerações e, para isso, a política de valorização do salário-mínimo vai desempenhar uma tarefa fundamental para aumentar a massa salarial, que leva ao crescimento do consumo e aumento da demanda de produção – defendeu Marinho.

Leia mais! Bets: mais de 130 empresas têm interesse em autorização para apostas de quota fixa

Ainda, para o chefe da pasta, o lançamento do programa é mais uma frente da política de reconstrução do Brasil. Ele também ressaltou que a Política Nacional de Qualificação do Trabalhador foi descontinuada no governo anterior, mas que agora voltou a ser revisada para acompanhar a atualização econômica.

Gráficos econômicos do MTE

De acordo com Marinho, é preciso melhorar o ambiente da economia com novos investimentos – Foto: Pixabay

– Nós temos que apostar nos acordos coletivos, no aumento de representatividade dos sindicatos, na melhoria do ambiente de trabalho e, acima de tudo, no ambiente da economia com novos investimentos, inovações, transição energética, respeito ao meio ambiente, sem discriminação e sem preconceito – pontuou Luiz Marinho.

Economiaministério do trabalho

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais