Início » MP de equiparação salarial da ANM é publicado

MP de equiparação salarial da ANM é publicado

A+A-
Reset

Foi publicada a Medida Provisória 1.203/2023 que certifica a equiparação salarial e a organização de cargos das carreiras da Agência Nacional de Mineração (ANM). De acordo com o texto divulgado pelo Diário Oficial, o governo tomará a responsabilidade de implementar, de forma gradual, a reestruturação da tabela remuneratória dos cargos.

Leia mais! Agência Nacional de Mineração conclui repasse de mais de R$ 430 milhões aos estados e municípios

Início das medidas

A nova remuneração passou a valer desde segunda-feira (1º). A equiparação salarial se dará em três partes: sendo a 1ª parcela, de 40%, em janeiro de 2024; a 2ª parcela, de 30%, em janeiro de 2025, bem como os 30% restantes em janeiro de 2026.

A Lei 13.575/2017 não presumiu equiparação salarial da ANM com outras agências, segundo o Ministério de Minas e Energia. Além disso, a discrepância salarial chegou a ser de 40%.

Agência Nacional de Mineração

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para à reestruturação das ocupações, a MP fez novas vagas para especialista em indigenismo, de nível superior, e de técnico em indigenismo, de nível intermediário. O regulamento define as áreas e especialidades, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Contudo, a MP ainda prevê que esses cargos, integrantes do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), fiquem reorganizados. Além disso, que fiquem mantidas as atribuições já previstas na Lei 11.357/2006, que instituiu o PGPE.

Leia mais! ICMS: medida provisória compensa estados e municípios de perdas e arrecadação

O presidente emite a Medida Provisória (MPV), norma com força de lei imediata. No entanto, ela está sujeita à aprovação do Congresso para se tornar lei ordinária. Inicialmente, tem validade de 60 dias, prorrogáveis automaticamente pela mesma quantidade de dias, caso não tenha sua votação concluída pela Câmara e pelo Senado. Se não for apreciada em 45 dias, entra em regime de urgência, suspendendo outras deliberações legislativas na casa de tramitação.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais