Início » ICMS: medida provisória compensa estados e municípios de perdas e arrecadação

ICMS: medida provisória compensa estados e municípios de perdas e arrecadação

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

A Medida Provisória (MP) 1197/23 está sob análise do Congresso Nacional. O texto abre crédito extraordinário no Orçamento de 2023 para compensar estados e municípios de perdas com a redução da arrecadação de ICMS. Nesse sentido, o repasse será de R$ 879,2 milhões.

A Comissão Mista de Orçamento analisará a medida provisória. Em seguida, os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal discutirão o texto.

Leia mais! CAE analisará isenção de imposto para veículos elétricos

O texto atende ao que foi aprovado na Lei Complementar 201/23. O ICMS é estadual. Mas 25% da arrecadação é distribuída aos municípios. Já o imposto cobrado, sobre circulação de mercadorias, bem como o de prestação de serviços, foi reduzido em 2022 para alguns setores. Um grande exemplo foi o de combustíveis.

ICMS

Bomba de gasolina – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O deputado Gilson Daniel (Podemos-ES) ressaltou as dificuldades financeiras enfrentadas por prefeituras. – Estamos no ano de pré-encerramento de mandato [municipais], já concluindo o exercício financeiro, e muitos municípios não sabem como fechar suas contas – completou.

Leia mais! Modernização e inclusão… Falas de Campos Neto sobre Pix e Drex animam economistas

– Os parlamentares desta Casa recebem em seus gabinetes muitos prefeitos pedindo recursos de transferência direta para fechar a conta no fim do ano. A situação realmente é precária nos municípios. Não há dinheiro – finalizou Gilson.

 

 

arrecadaçãoCongresso NacionalICMS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais