Marcos Troyjo é eleito presidente do Banco do Brics

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) elegeu, em reunião realizada hoje (27), o primeiro brasileiro para a presidência da instituição pelos próximos cinco anos. Marcos Troyjo é atual secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia e a partir de julho, sucederá o indiano Kundapur Vaman Kamath.

O NDB é informalmente conhecido como Banco do Brics, por ter como países-membros originais Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O principal objetivo do NDB é apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, tanto públicos quanto privados nos países do bloco e em outras economias emergentes. O capital inicial do banco é de US$ 50 bilhões e o capital autorizado é de US$100 bilhões.

Economista, cientista político e diplomata, Troyjo tem experiência em estratégias de desenvolvimento no campo das políticas públicas, setor empresarial e mundo acadêmico. Foi cofundador e diretor do BRICLab, centro de estudos sobre o Brics na Universidade Columbia (Estados Unidos), onde lecionou economia e relações internacionais. Troyjo representa o Brasil em diversos conselhos de organizações econômicas multilaterais, entre elas o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Comitê de Desenvolvimento do Banco Mundial.

Com informações da EBC

 

Postagens relacionadas

Contas externas do país registra maior saldo negativo para março desde 2021

Imposto de Renda: Lula isenta trabalhador que ganha até dois salários mínimos

INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais