INSS paga primeira parcela do décimo terceiro a partir desta quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade do décimo terceiro salário a partir desta quarta-feira (24). A antecipação do pagamento do abono anual, geralmente pago em agosto, vai beneficiar 33,6 milhões de pessoas, segundo dados do governo federal. Essa medida vai injetar R$ 33,6 bilhões de reais na economia brasileira com a primeira parcela. Portanto, impulsionando o consumo e a circulação de dinheiro.

Foto: Divulgação/Sociedade Online

O valor da primeira parcela corresponde a 50% do total do abono. Contudo, não está sujeito ao desconto do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). O imposto, quando aplicável, será descontado apenas na segunda parcela, prevista para ser paga entre o final de maio e o início de junho. O calendário de pagamento é definido pelo número final do cartão de benefício, conhecido como Número de Identificação Social (NIS).

Entre os dias 24 de abril e 8 de maio ocorrerá o pagamento da primeira parcela do benefício, junto com o benefício referente ao mês de abril. Os primeiros contemplados serão os segurados com o dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo (R$ 1.412). Para saber quando você receberá o 13º, confira o calendário completo do INSS para 2024 no site ou no aplicativo Meu INSS. O app está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Você também pode consultar o extrato de pagamento pelo telefone 135.

Quem pode receber o décimo terceiro?

Os beneficiários do INSS que têm direito ao 13º incluem aposentados, pensionistas e pessoas que receberam auxílio por incapacidade temporária. Além disso, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão durante o ano de 2024. No caso de benefícios temporários, como salário-maternidade, o décimo terceiro é pago de forma proporcional ao período de recebimento. No entanto, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não dá direito ao 13º salário, o que significa que idosos e pessoas com deficiência que recebem o BPC não terão essa parcela adicional.

Veja o calendário

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais