Início » Inflação sobe para 0,28% em novembro. Veja o motivo

Inflação sobe para 0,28% em novembro. Veja o motivo

A+A-
Reset
Economia

Em novembro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o mesmo que inflação, foi de 0,28%. O levantamento representa um aumento de 0,4% em relação ao mês de outubro (0,24%). De acordo com os dados divulgados, nesta terça-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos nove grupos analisados, seis tiveram aumento. 

O grupo de alimentação e de bebidas foi o que mais influenciou no resultado com  crescimento de 0,63%. Em seguida, vem o setor de habitação, que subiu 0,48% e pesou 0,07% no percentual. A conta de luz foi para 1,07% por conta da recomposição dos preços em Porto Alegre, São Paulo, Goiânia, bem como de Brasília. A tarifa de água e de esgoto também aumentou 1,02%, em capitais como Fortaleza e Rio de Janeiro. 

Leia mais! CAE do Senado aprova indicados ao CADE

Ainda, a categoria transportes também contribuiu no aumento da inflação com 0,27%. Com isso, impactou o IPCA em 0,06%. O que mais participou para esse dado foi o valor das passagens aéreas, que tiveram elevação de 19,12%. 

Passagem aérea ajuda no recuo da inflação

Passagem aérea aumenta 19,12% – Foto: Divulgação/Midia News Campo Grande

O gerente da pesquisa do IBGE, André Almeida, ressalta o que ocasionou esses resultados. 

– As temperaturas mais altas e o maior volume de chuvas em diversas regiões do país são fatores que influenciam a colheita de alimentos, principalmente os mais sensíveis ao clima, como é o caso dos tubérculos, legumes e hortaliças – apontou André.  

Leia mais! Copom se reúne para definir Selic

Combustíveis

A queda de 1,6% da gasolina foi um fator importante para não permitir que a inflação aumentasse ainda mais. Do mesmo modo, o etanol também teve participação com queda (1,86%), que permitiu a retração dos combustíveis com 1,58%. Nesse sentido, tiveram diminuição artigos de resistência com 0,42% e vestuário com 0,35%. Além disso, o setor de comunicação também diminuiu 0,50%. 

Gasolina não permitiu que inflação aumentasse mais ainda

Gasolina recuou 1,6% – Foto: José Cruz/Agência Brasil

O IPCA analisou a inflação do país para famílias com renda de até 40 salários mínimos. Para o cálculo são feitas comparações com o mês anterior, entre 31 de outubro e 30 de novembro. 

CombustíveisEconomiaibgeInflação

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais