Início » Produção industrial segue mostrando menor dinamismo, mostra IBGE
Economia
A+A-
Reset

Produção industrial segue mostrando menor dinamismo, mostra IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a passagem de setembro para outubro, a produção industrial do país variou 0,1%. Com isso, manteve o comportamento de pouco dinamismo observado nos últimos meses. Já no acumulado no ano e nos últimos 12 meses, ambos apresentando variação nula.

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada, nesta sexta-feira (1º), pelo IBGE também observou diversas taxas negativas entre as grandes categorias econômicas pesquisadas. Diante disso, ocorreu queda na produção em três dos quatro segmentos.

O gerente da pesquisa, André Macedo, pontuou que com o avanço (1,6%) em produtos alimentícios foi um grande impacto positivo. Com isso, acumula saldo de 3,0% desde julho último.

Leia mais!

Produção industrial de motocicletas

Produção industrial do país variou 0,1% – Foto: José Paulo Lacerda/CNI

– Por outro lado, os ramos de derivados do petróleo e biocombustíveis e indústrias extrativas exercem as principais influências negativas na média do setor industrial, com os dois setores voltando a recuar, após avançarem no mês anterior – acrescentou André.

Ainda, de acordo com André Macedo, mesmo com o saldo positivo nos três últimos meses, o setor industrial ainda se encontra 1,6% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Além disso, está 18,1% abaixo do ponto mais elevado da série histórica, alcançado em maio de 2011.

Leia  mais! Haddad divulga plano de transformação ecológica na COP 28

A mostra investigou 25 atividades, porém somente 14 apresentaram crescimento na produção. Além de produtos alimentícios, que avançou 1,6% e foi a principal influência positiva, outras contribuições também influenciaram no dado como produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,7%), de máquinas e equipamentos (2,4%), produtos de metal (2,3%), entre outros.

produção industrial em fábrica

A pesquisa mostrou que houve crescimento de 2,3% nos produtos de metal – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por outro lado, 11 atividades tiveram queda, como produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,4%) e indústrias extrativas (-1,1%), bem como os recuos nos ramos de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-2,6%) e de impressão e reprodução de gravações (-5,8%).

Índices mensais da produção industrial

Desde 70, a PIM Brasil produz indicadores relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa, bem como de transformação. A partir de março de 2023, teve início a divulgação da nova série de índices mensais da produção industrial.

Leia mais! Bets: mais de 130 empresas têm interesse em autorização para apostas de quota fixa

Após reformulação para atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes; elaborar uma nova estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes; atualização do ano base de referência da pesquisa; e a incorporação de novas unidades da federação na divulgação dos resultados regionais da pesquisa.

Essas alterações buscam incorporar as mudanças econômicas da sociedade. Além disso, os resultados também podem ser consultados no banco de dados Sidra. A próxima divulgação da produção industrial – Brasil, com os resultados para novembro, será em 5 de janeiro.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00