Início » Imposto de Renda 2024: feriado de Corpus Christi aperta o cerco para milhões de contribuintes

Imposto de Renda 2024: feriado de Corpus Christi aperta o cerco para milhões de contribuintes

Apenas três dias para o fim do prazo do Imposto de Renda 2024; agências da Receita Federal e INSS fecham na sexta-feira

A+A-
Reset

O feriado de Corpus Christi trará desafios para milhões de contribuintes que ainda não entregaram o Imposto de Renda 2024. Com pontos facultativos em cidades como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, agências da Receita Federal e do INSS estarão fechadas na sexta-feira, último dia do prazo regular.

Imposto de Renda 2024

Prazo para o Imposto de Renda 2024 encerra na sexta – Foto: CFC/Reprodução

Até a manhã desta quarta-feira (29), cerca de 36 milhões de declarações já haviam sido recebidas, com 64% delas resultado em restituição do imposto. No entanto, a Receita Federal espera receber 43 milhões até o prazo final, indicando que mais de 7 milhões de contribuintes ainda precisam regularizar sua situação fiscal.

Com apenas três dias para o fim do prazo – exceto para os cidadãos do Rio Grande do Sul, que tiveram o prazo prorrogado até 31 de agosto -, quem precisa obter informes de rendimentos, documentos e comprovantes fiscais de forma presencial terá apenas até esta quarta para fazer isso.

Imposto de Renda 2024 na reta final

Sendo assim, agências do INSS e da Receita Federal não funcionarão na sexta, mesmo que algumas cidades não tenham decretado ponto facultativo no dia 31. Quem não tem conta Gov.br e precisa do informe de rendimento só terá hoje para obter os documentos necessários para a declaração.

Os postos da Receita encerram atendimento presencial quarta-feira e reabrem segunda-feira. Contribuintes que precisem de informes de rendimentos do empregador, comprovantes de gastos com saúde ou orientações devem agir rapidamente devido ao feriadão.

Por fim, o atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda gera multa, calculada da seguinte forma:

  • Multa de 1% ao mês ou fração de atraso, sobre o valor do imposto devido na declaração, até um teto de 20%;
  • Multa mínima de R$ 165,74 (apenas para quem estava “obrigado a declarar”, mesmo sem imposto a pagar).

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais