Haddad divulga plano de transformação ecológica na COP 28

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou o lançamento do Plano de Transformação Ecológica, nesta sexta-feira (1º), durante a COP 28. De acordo com o ministro, a expectativa é apresentar quase cem iniciativas até a COP 30, em 2025.

Leia também! Haddad defende desoneração das exportações brasileiras

O ministro afirmou que os primeiros estudos da iniciativa privada indicam que a transformação ecológica poderia gerar de 7,5 a 10 milhões de empregos em todos os setores. Para isso, é necessário investimentos de US$ 130 a US$ 160 bilhões por ano, ao longo das próximas décadas, principalmente em infraestrutura.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou o Plano de Transformação Ecológica na COP 28. Foto: Canal Gov

Haddad citou a criação do mercado de carbono regulado, a emissão de títulos soberanos sustentáveis, a definição de uma taxonomia nacional focada na sustentabilidade e a revisão do Fundo Clima como exemplos de medidas que estão em debate para serem implementadas.

Além disso, o ministro destacou os projetos de lei sobre hidrogênio verde e a geração de energia eólica offshore, aprovados recentemente pelo Congresso Nacional, como setores cruciais para a transição energética.

Leia também! Em encontro com Biden, Lula destaca potencial energético do Brasil

“Pessoas sentaram, se debruçaram sobre o assunto e resolveram apresentar para o mundo, na COP, uma sugestão que vai depender de muita gente, mas é algo que para em pé, algo que faz sentido do ponto de vista econômico e do ponto de vista socioambiental”, comentou Haddad.

Postagens relacionadas

CAE avalia texto que amplia uso do fundo de mudanças climáticas

Desenrola Rural: renegociação de dívidas permite novos créditos aos pequenos agricultores

Senado analisa projeto padroniza correção de juros em débitos trabalhistas

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais