Haddad defende desoneração das exportações brasileiras

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a desoneração de 100% das exportações brasileiras, como essencial. Segundo o chefe da Fazenda, a medida é tão importante quanto a transição ecológica. A desoneração já está incluída no texto da Reforma Tributária, que deve ser votada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na terça-feira (7).

Para Haddad, é hora de aproveitar, de maneira “inteligente”, o atual momento do Brasil. “O Brasil está num momento interessante, que ele está sendo visto como um dos países de matriz energética mais limpa do mundo. Daqui a pouco, vão se erguer barreiras não tarifárias ou não tarifárias, envolvendo a questão dos produtos verdes ou seja quanto mais menos carbono vamos inserido num produto mas esse valor de mercado”, declarou no evento Macro Day, do BTG Pactual.

O ministro ainda ressaltou que esse é um dos pontos mais importantes da Reforma Tributária, já que se trata de uma medida definitiva, que deve facilitar as exportações.

“A Reforma Tributária também terá um impacto importante nisso, porque a desoneração das exportações é definitiva. Hoje você sabe que uma indústria, às vezes para reaver um crédito de ICMS, leva anos, e agora ela não vai ter nem que pagar, então não vai ter que reaver”, o que para ele se trata de uma mudança de filosofia relevante.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais