Reforma Tributária: às vésperas da votação, Pacheco convoca reunião para ouvir lideranças

Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou reunião do colégio de líderes para a tarde desta segunda-feira (6) para tratar dos acertos finais da Reforma Tributária. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa vota a proposta na terça-feira (7), com expectativas para levá-la ao Plenário na quarta-feira (8).

O relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deverá apresentar uma nova versão do parecer ainda nesta segunda. Segundo apuração da Agência Arko, a nova versão do relatório deve acatar pedidos do setor produtivo e entes federados. Mesmo com as tentativas de acomodar mudanças, ainda são debatidos pontos de resistências sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Manifesto pela Reforma Tributária

Nesta manhã, cerca de 70 políticos, economistas e representantes do setor produtivo divulgaram um manifesto com apontamentos ao substitutivo lido na semana passada na CCJ. Apesar de defender a aprovação do texto, o documento critica a ampliação dos chamados regimes especiais, que trazem alíquota diferenciada para determinados setores da economia.

De acordo com o manifesto, existe a compreensão de que a abertura de excessões são necessárias para viabilizar, politicamente, a aprovação da matéria. Contudo, essa cota já teria atingido o “limite razoável”.

“O relatório apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) à Comissão de Constituição e Justiça mantém os principais pilares da reforma. No entanto, promove a ampliação da já elevada quantidade de regimes específicos e favorecidos aprovada pela Câmara, distanciando a reforma tributária dos melhores modelos praticados no mundo. Reconhecemos que concessões são necessárias para viabilizar politicamente a aprovação da reforma, mas advertimos que, sob a perspectiva técnica, o limite razoável já foi atingido ou mesmo superado”, diz a carta.

Postagens relacionadas

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais