Início » Governo anuncia seguro cambial para investimentos sustentáveis
Economia
A+A-
Reset

Governo anuncia seguro cambial para investimentos sustentáveis

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a criação, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de uma plataforma para reduzir o risco cambial para investimentos relacionados às mudanças climáticas.

Leia também! Economia e meio ambiente dominam a agenda legislativa – Análise

A princípio, a plataforma tem o potencial de mobilizar coberturas de até US$3,4 bilhões, mas a cifra poderá aumentar. Com isso, o objetivo é atrair investimentos para o Plano de Transformação Ecológica do Brasil, também anunciado por Fernando Haddad, nesta sexta-feira (1°), na COP 28.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, debateram o Plano de Transição Ecológica com a sociedade civil em novembro. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

De acordo com o texto do Plano de Transformação Ecológica, um dos pilares do planejamento é a mobilização de investimento estrangeiro direto, principalmente de longo prazo. Porém, o risco cambial associado aos investimentos internacionais em economias emergentes é um entrave histórico.

Leia também! Lula pede metas mais ambiciosas e maior compromisso na COP 28

Haddad anunciou o lançamento da iniciativa na COP 28. “Esse instrumento visa minimizar os impactos de movimentos inesperados na taxa de câmbio. Eles são desencadeados por eventos econômicos extremos, os quais poderiam ter influência negativa na decisão de investir em países como o Brasil. Em breve, em conjunto com o BID, o governo brasileiro apresentará ao mercado a solução”.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00