Gabriel Galípolo é o nome mais cotado para assumir Banco Central

Gabriel Galípolo. Foto: Fabio Rodrigues - Pozzebom/Agência Brasil

Sendo este o último ano de gestão do atual presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, crescem as especulações da indicação do presidente Lula (PT) para o cargo. A expectativa é de que o atual diretor de política monetária, Gabriel Galípolo, seja designado para assumir a função.

Gabriel Galípolo – Foto: Fabio Rodrigues – Pozzebom/Agência Brasil

O ex-número dois do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), passou a compor a diretoria do BC, em maio do ano passado, em meio ao descontentamento do governo federal com a alta da taxa Selic.

Leia mais! JUROS FINAIS TÊM QUEDA E SPREAD BANCÁRIO AUMENTA, DIZ BANCO CENTRAL

Indicado pelo ex-presidente Bolsonaro (PL), Campos Neto assumiu a presidência do Banco Central em fevereiro de 2019. Em 2021, a autonomia do Banco Central foi estabelecida por lei, ainda pelo ex-mandatário do poder Executivo – o que foi criticado pelo presidente da República. Nesse sentido, ele já disse que reavaliaria o tema mais tarde. Em meio ao atrito em torno da Selic, a indicação de Galípolo foi vista como uma “trégua” entre o governo e o BC.

Leia mais!  JUROS FINAIS TÊM QUEDA E SPREAD BANCÁRIO AUMENTA, DIZ BANCO CENTRAL

O nome de Galipolo é o mais cotado por especialistas para assumir o cargo, visto que o economista “já tem” a benção de Haddad. Entretanto, Lula ainda não falou publicamente sobre o tema que deve ganhar proporção nos próximos meses.  

Mas afinal, quem é Gabriel Galípolo?

Galípolo e Haddad – Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ele é formado em Ciências Econômicas, mas também e mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), onde também exerceu o cargo de professor universitário. Além disso, Gabriel Muricca Galípolo foi Chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo em 2007.

Leia mais! BANCO CENTRAL: NOVOS DIRETORES TOMAM POSSE NESTA TERÇA-FEIRA

Também assumiu a direção da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo em 2008. Entretanto, em 2017, foi contratado como diretor do Banco Fator, onde ficou até 2021. Em 2022, o governo anunciou Galípolo como secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Mas, posteriormente, ele compôs a diretoria do Banco Central, cargo que ocupa atualmente. 

 

 

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais