A FGV (Fundação Getúlio Vargas) projeta que a inflação do mês de fevereiro seja de 0,83%. Segundo a estimativa, os grupos de alimentos e educação devem puxar o índice para cima no mês. O IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística de Geografia) divulga o IPCA (Indice de Preços ao Consumidor Amplo) na próxima terça-feira (12).
De acordo com a projeção da FGV, o grupo de alimentos e bebidas deve ter alta de 1,10%. O destaque são os alimentos in natura, como tubérculos, verduras e frutas que podem registrar alta, respectivamente, de 6,54%, 4,53% e 3,58%.
Leia mais: Boletim Focus eleva novamente previsões para economia brasileira em 2024
Segundo o economista da FGV e especialista em inflação, André Braz, a alta no preço desses alimentos é sazonal, efeito de fortes chuvas nesse período do ano que atrapalha o cultivo.
O aumento de 4,92% que pode ser registrado no grupo de educação, também é efeito da sazonalidade com o início do ano letivo. Caso a projeção da instituição para o IPCA de fevereiro se concretize, o valor será quase o mesmo registrado no mesmo mês do ano passado, quando a inflação registrada foi de 0,84%.