Início » Boletim Focus eleva novamente previsões para economia brasileira em 2024

Boletim Focus eleva novamente previsões para economia brasileira em 2024

Boletim Focus divulga que a expectativa para o IPCA caiu para 3,80% no acumulado do ano

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

Os economistas do Boletim Focus divulgado Banco Central (BC), nesta terça-feira (27), aumentaram novamente as previsões de crescimento para a economia brasileira em 2024. Agora, espera-se um aumento de 1,75%, em comparação com os 1,68% anteriormente previstos da semana anterior. Esta é a segunda revisão consecutiva para cima das projeções de atividade econômica.

Boletim Focus

Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Para 2025, as expectativas permanecem estáveis, com uma estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,00%, como já previsto no mês anterior. O Boletim Focus, divulgado semanalmente, compila as perspectivas do mercado sobre a economia nacional.

De acordo com o levantamento, a expectativa para o IPCA, inflação, caiu ligeiramente, agora projetada em 3,80% para o acumulado do ano. Na semana anterior, o relatório apontava uma previsão de 3,82% para 2024. Em um período de 12 meses até janeiro, a inflação acumulada foi de 4,47%, em comparação com a taxa de 4,72% registrada até dezembro.

Em relação à política monetária, as projeções permanecem inalteradas, com a expectativa de que a taxa de juros encerre o ano em 9,0%, mantendo-se em 8,50% para 2025. O Banco Central está programado para se reunir em março para a próxima decisão do Copom, com a expectativa de um novo corte de 0,5 ponto percentual na Selic, para 10,75%. Desde agosto do ano anterior, a instituição iniciou uma série de reduções na taxa, quando estava em 13,75%.

As estimativas para o câmbio permanecem estáveis, com o dólar projetado em R$ 4,93 para o ano atual. Para 2025, a projeção é de que a moeda norte-americana se estabilize em R$ 5,00.

Banco Centralboletim focusEconomiaIPCAPIB (Produto Interno Bruto)selic

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais