Entenda para que serve e como funciona a LDO

O governo federal enviou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 ao Congresso Nacional, na última segunda-feira (15). Entre os destaques, a matéria trouxe a meta de déficit zero e fixou o salário mínimo em R$ 1.502,00 para o próximo ano. Neste post, O Brasilianista explica melhor como funciona e para que serve a LDO.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Em se tratando de uma das etapas de elaboração do Orçamento da União, a LDO tem a premissa central de estabelecer as regras básicas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano seguinte. Logo, é ela que determina os níveis de equilíbrio entre receitas e despesas, bem como as regras para os gastos do Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o texto disciplina o repasse de verbas da União para estados, municípios e entidades do setor privado, além de indicar aos bancos públicos as prioridades de financiamentos.

Processo legislativo

As regras é feita com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) e no orçamento do ano anterior. É prerrogativa do Poder Executivo escrever a matéria, bem como e enviar para apreciação do Legislativo, a quem cabe o poder de debater, modificar e aprovar a proposta. Na atual gestão, o Ministério do Planejamento e Orçamento desenhou a proposta, com auxílio do Ministério da Fazenda e Ministério da Gestão. O governo tem o prazo constitucional para envio da matéria até 15 de abril de cada ano.

Uma vez entregue ao Congresso Nacional, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) discute a matéria, um colegiado permanente, composto de deputados e senadores. Assim, uma vez aprovado na comissão, o texto segue para apreciação em sessão conjunta da Câmara e do Senado. Da mesma maneira como o governo, o Congresso tem um prazo constitucional para deliberação da matéria até 17 de julho de cada ano. Contudo, se o prazo não for cumprido, o Legislativo fica impedido de entrar de recesso no meio do ano.

LC 101/2000

Postagens relacionadas

Após adiamentos, Congresso debate vetos presidenciais nesta quinta-feira

Projeto de lei busca facilitar acesso ao crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada

Comissão da Câmara aprova criação de delegacias para conflitos agrários

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais