Diminuir burocracia é o caminho para o crescimento do transporte terrestre, diz secretário

Foto: CNT/Divulgação

Reduzir a burocracia e modernizar a legislação do setor é o caminho para o crescimento do transporte rodoviário no futuro, afirmou, na última sexta-feira (21), o secretário nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello Costa.

“Na Infraestrutura, temos insistido em uma política de desburocratização, transferência de ativos, divisão de responsabilidade com o setor privado e respeito a empresas que já atuam em cada segmento. Então, como estamos fazendo em outras áreas, o desafio que se impõe é desburocratizar o transporte rodoviário de passageiros no Brasil”, afirmou o secretário durante audiência pública na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados.

Costa disse aos participantes do evento que o setor aéreo é o modelo a ser seguido pelo modelo terrestre. Com a modernização da legislação, de acordo com o Ministério da Infraestrutura, houve o crescimento deste tipo de transporte nos últimos anos. Conforme a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), a modalidade cresceu 24% entre 2010 e 2019, enquanto os ônibus perderam 82% dos passageiros no período.

“Em 2014, houve a mudança do regime, que permitiu a autorização [especial] às empresas [no lugar de permissão precedida de licitação], mas não conseguimos colocar a legislação que visava melhorar o transporte terrestre em pleno funcionamento, e mais da metade das empresas operavam à base de decisões judiciais. A partir de 2019, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob coordenação e supervisão do Ministério, procurou corrigir esse problema, revisando a regulamentação da proposta original”, detalhou Marcello da Costa.

Segundo ele, depois do movimento inicial em 2019, o setor reagiu positivamente, com 2,5 milhões de pessoas agregadas ao sistema de transporte rodoviário de passageiros. “Aumentou em 7% o número de municípios atendidos e em 11% o de empresas, de tamanhos diferentes, competindo. Tivemos redução de 15% na idade média da frota e de 9% no custo de transporte”, listou o secretário de Transportes Terrestres do órgão.

Texto analisado

O colegiado debateu o PL 3819/2020, aprovado no Senado e que, agora, está na Câmara, que estabelece critérios para o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros – e a revisão do marco legal do setor, em construção pelo Ministério da Infraestrutura e pela ANTT, com participação da sociedade civil e do setor produtivo.

De acordo com Marcello Costa, todas as contribuições colhidas até o momento estão sendo avaliadas pelo Governo Federal, que pretende abrir o mercado a novas concessionárias, permitindo a livre concorrência. O objetivo, segundo o secretário, é melhorar o atendimento à população, incluir municípios que hoje não estão interligados ao sistema, aumentar a oferta e reduzir tarifas.

Postagens relacionadas

Imposto de Renda: Lula isenta trabalhador que ganha até dois salários mínimos

INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

Projeto propõe desconto no Fies para todos os servidores públicos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais