Início » Combustível do futuro: audiência pública debaterá biocombustíveis e CO2

Combustível do futuro: audiência pública debaterá biocombustíveis e CO2

Expansão de biocombustíveis, captura de CO2 e Programa Nacional de Combustível de Aviação em foco

A+A-
Reset

Em um mundo cada vez mais assolado pelas mudanças climáticas, a necessidade de alternativas aos combustíveis fósseis se faz cada vez mais urgente. Nesse sentindo, a Comissão de Infraestrutura (CI) realizará uma audiência pública para debater a descarbonização do setor de transportes e expansão dos biocombustíveis.

Homem no posto de gasolina com o carro de perto

Uma audiência pública será realizada para debater a expansão dos biocombustíveis – Foto: Freepik/Reprodução

Marcada para a próxima terça-feira (21), a proposta, que está sob relatoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), também tem como objetivo à instituição do marco legal para a captura e armazenamento geológico de dióxido de carbono.

Então, o Projeto de Lei (PL) 528/2020 prevê a criação do programa “Combustível do Futuro“, que originará o Programa Nacional de Combustível de Aviação (ProBioQAV), o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) e o Programa Nacional de Biometano.

Biocombustíveis em foco

Audiência será na Comissão de Infraestrutura, presidida por Confúcio Moura – Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Sendo assim, a partir de janeiro de 2026, será obrigatória a utilização de 1% do volume total de gás natural. Dependendo da decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), valor pode chegar a até 10%.

Quem não cumprir a cota terá que adquirir Certificados de Garantia de Origem de Biometano (CGOB). Em contrapartida, o descumprimento pode acarretar multas de R$ 100 mil a R$ 50 milhões de reais, além da revogação da autorização pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Por fim, já confirmaram presença representantes das principais associações setoriais e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta ao público através do Portal e-Cidadania (senado.leg.br/ecidadania) ou pelo telefone da Ouvidoria (0800 061 22 11).

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais