Início » Combustíveis: Governadores tentam acordo com Congresso e Petrobras

Combustíveis: Governadores tentam acordo com Congresso e Petrobras

A+A-
Reset

O Fórum dos Governadores, coordenado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se reúne na quinta-feira (3), para discutir o apoio ao projeto de lei que trata do Fundo de Equalização dos Combustíveis.

De acordo com Dias, foram convidados representantes do Congresso Nacional, da Petrobras e dos municípios, de modo a negociar os termos desse projeto e tentar um acordo. O encontro é articulado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que também foi anfitrião de outras reuniões do fórum.

O projeto, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em dezembro, define que o fundo de estabilização seria alimentado principalmente por um imposto de exportação sobre o óleo cru, por dividendos da Petrobras devidos à União, e por participações governamentais destinadas à União resultantes tanto do regime de concessão quanto do regime de partilha de produção.

O projeto também altera a política de preços da Petrobras, considerando não apenas os preços internacionais, mas também os custos internos de produção. O objetivo é fornecer mecanismos para o governo controlar os preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

Em entrevista à Arko Advice, Wellington Dias defendeu a mudança. “Mantendo o modelo, o preço dos combustíveis vai seguir subindo. Já com a proposta de voltar com o Fundo de Equalização, é possível a gasolina cair cerca de dois reais — onde o preço for sete reais ficará próximo de cinco reais”, disse.


Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais