CNC: Confiança do empresário no comércio cai 2,2% em janeiro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 2,2% no mês de janeiro de 2021 e chegou a 105,8 pontos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ainda que o indicador tenha registrado a segunda queda mensal consecutiva, o índice permanece no patamar de otimismo, que é acima de 100 pontos pelo quarto mês consecutivo.

Na comparação anual, houve variação negativa de 16,4%. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, afirmou que os efeitos da pandemia da COVID-19 ainda influenciam a confiança dos comerciantes.

O índice referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais e o que avalia as expectativas no curto prazo registraram quedas e, por serem dois dos principais índices do Icec, impactaram o resultado negativo do indicador principal.

Enquanto o referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais passou para 80,5 pontos com o recuo de 5,8%, o indicador que avalia as expectativas no curto prazo apresentou retração pela segunda vez consecutiva, agora de 2,3% e atingiu 142,1 pontos. Mesmo assim, é o único dos indicadores do Icec acima dos 100 pontos.

— Com informações da Agência Brasil

Postagens relacionadas

Congresso analisa crédito extra de R$ 369 Milhões para combater El Niño

Imposto de Renda 2024: já foram entregues 47% das declarações. Veja quem precisa declarar

Contas externas do país registra maior saldo negativo para março desde 2021

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais