Lula dá sinal verde a Carlos Vieira na presidência da Caixa Econômica

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula confirmou o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes como presidente da Caixa Econômica Federal. Ele sucederá Rita Serrano. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (25), após reunião com Rita no Planalto.

Além de servidor de carreira do banco, Carlos Vieira já presidiu o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef). Além disso foi diretor presidente da BRB Crédito. Mas a indicação é parte do acordo costurado entre Governo Federal e Arthur Lira (PP-AL) para angariar apoio no Congresso Nacional.

Indicado à presidência da Caixa Econômica, Carlos Vieira. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A oficialização da troca acontece após o retorno de Lira ao Brasil, que estava em agenda internacional, e a recuperação de Lula, que se submeteu a procedimentos cirúrgicos. Além disso o momento também coincide com o adiamento da votação do PL de offshores e, a partir do anúncio, Lula espera dar sequência às pautas de interesse do governo na Câmara.

Quem é o novo presidente da Caixa Econômica?

Carlos Vieira foi jovem aprendiz no Banco do Brasil (BB) na década de 70. Assim, ele começou a sua trajetória profissional. Economista e natural da Paraíba, teve a sua vida política sempre muito movimentada. Assim, desde 2012, exerce cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios.

Leia também! Quem é Carlos Vieira, o mais cotado para presidente da Caixa Econômica

No primeiro mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), ele assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades. Na época, o ministro da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Lira.

A posse de Carlos Vieira na Caixa Econômica Federal ainda não tem data marcada.

 

Confira a íntegra da nota de Lula

Nomeação de novo presidente da Caixa Econômica Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (25/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.

Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.

Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha. O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.

Secretaria de Imprensa
SECOM

 

 

Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Chuvas no RS: governo antecipará restituição do IR para os gaúchos

Legalização de jogos de azar no Brasil gera divergências em debate na CCJ

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais