Nesta quinta-feira (9), o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes toma posse como presidente da Caixa Econômica Federal. Em cerimônia, ele ressaltou que não se faz democracia sem diálogo. “O Executivo e Legislativo estão unidos para o bem do Brasil”.
Em seu discurso, Carlos destacou que uma das principais preocupações era se ele receberia parlamentares em seu gabinete. Ele respondeu: “Vai ser recebido parlamentares, quem sou eu para impedir o diálogo com a sociedade, com aqueles que fazem a economia crescer?”.
Na ocasião, ele pontuou a surpresa da sociedade com o crescimento econômico do país. “Ninguém previa de estaríamos com um PIB próximo a 3%. Hoje, muitos torcem com essa espiral positiva que está sendo construída de forma sólida, contínua e concreta. Esta é a realidade do país”, comemorou.
Carlos Vieira também acrescentou que sua gestão terá compromisso com a qualidade dos serviços, bem como com a modernização. “Precisamos desburocratizar o dia a dia, ter objetivos claros para promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social, sem descuidar da nossa agenda ambiental”, finalizou.
Além de servidor de carreira do banco, Carlos Vieira já presidiu o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef). Além disso foi diretor presidente da BRB Crédito. Mas a indicação é parte do acordo costurado entre Governo Federal e Arthur Lira (PP-AL) para angariar apoio no Congresso Nacional.
Exoneração de Rita Serrano
No dia 25 de outubro, o presidente Lula anunciou a exoneração de Rita Serrano. Por meio de nota, o Lula agradeceu o trabalho da então presidente do banco, bem como a dedicação no exercício do cargo.
“Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”, ressaltou em nota.
Leia mais! Lula dá sinal verde a Carlos Vieira na presidência da Caixa Econômica
Com Carlos Vieira no radar, Lula se reúne com a presidente da Caixa Econômica
Lula pode nomear Carlos Vieira à presidência da Caixa ainda nesta semana
Leia mais! Carlos Vieira recebe sinal verde do planalto para assumir Caixa Econômica
Quem é o novo presidente da Caixa Econômica?
Carlos Vieira foi jovem aprendiz no Banco do Brasil (BB) na década de 70. Assim, ele começou a sua trajetória profissional. Economista e natural da Paraíba, teve a sua vida política sempre muito movimentada. Assim, desde 2012, exerce cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios.
No primeiro mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), ele assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades. Na época, o ministro da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Lira.