Início » Câmara debate novas regras para motoristas de aplicativo. Entenda

Câmara debate novas regras para motoristas de aplicativo. Entenda

Audiência pública conjunta debaterá projeto de lei que regulamenta atividades de trabalho para os motoristas de aplicativos

A+A-
Reset

A Câmara dos Deputados debaterá, na próxima terça-feira (9), a regulamentação da profissão de motoristas de aplicativo. O texto mantém a categoria no segmento autônomo. Além disso, define os trabalhadores como motoristas que prestam serviços de transporte remunerado por meio de um aplicativo e usando veículos de quatro rodas.

Motoristas de aplicativo

Foto: Nathália Maciel/O Brasilianista

O Poder Executivo enviou o texto ao Congresso Nacional em março deste ano. As comissões do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico debatem a proposta audiência pública conjunta.  Os deputados Capitão Alberto Neto (PL-AM) e Saulo Pedroso (PSD-SP) sugeriram o encontro.

Entre as novas regras, está a definição de uma remuneração mínima, proporcional ao salário mínimo. Além disso, a previsão de ressarcimentos pela plataforma pelos custos do trabalhador durante a prestação do serviço. A medida também traz regras para a contribuição previdenciária dos prestadores de serviço, com o dispositivo que traz o motorista como contribuinte individual do INSS. Nesse sentido, a alíquota será de 7,5% sobre a remuneração.

A proposta enfrenta resistências dos trabalhadores do setor, que criticam a iniciativa do governo. O Grupo de Trabalho, instaurado pelo governo federal, deu origem ao projeto de lei. O GT, criado em maio de 2023, contou com representantes do Ministério do Trabalho e sindicatos de trabalhadores. Contudo, a categoria de motoristas afirma que não foi inteiramente representada no colegiado.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais