A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debaterá, nesta terça-feira (23), a importância do biometano e do biogás no transporte. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que ressalta o papel fundamental desses combustíveis na transição energética. Além disso, na implementação de políticas de estímulo ao uso de combustíveis com baixas emissões de carbono.
Hugo Leal destaca as vantagens do biometano e do biogás, destacando sua fonte renovável, gerada a partir da decomposição de matéria orgânica, como resíduos agrícolas e industriais. Ele enfatiza a transformação de subprodutos, como o bagaço da vinhaça e a palha da cana-de-açúcar, em fontes de energia, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Para o parlamentar, o biogás e o biometano desempenham um papel importante na matriz energética limpa. Pois reduz a dependência de combustíveis fósseis e promove a economia circular. Além disso, destaca sua versatilidade, podendo ser utilizado para produção de energia elétrica, térmica e como combustível para veículos leves e pesados, com menor impacto ambiental.
A audiência está agendada para às 10 horas, no plenário 14, e contará com a participação de diversos especialistas no assunto.