Boletim Focus reduz previsão para inflação

Foto: Designed by Freepik

O mercado financeiro reduziu pela terceira semana consecutiva a previsão para a inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Conforme o Boletim Focus divulgado, nesta terça-feira (26), o ano fechará com uma inflação de 4,46%. Nesse sentido, ela reduziu 0,03% em uma semana.

A redução da inflação também abrange o ano de 2024, de acordo com o Focus. Com isso, o ano que vem terminará com uma inflação de 3,91%.

O boletim, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), reúne as expectativas do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.

Boletim Focus reduz inflação em 3,91% para 2024 – Foto: Enildo Amaral/BCB.

O Focus prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) se manteve estável pela segunda semana seguida, em 2,92% para 2023. Já para 2024, o mercado financeiro projeta crescimento de 1,52%. Nesse sentido, a previsão mantém-se estável, em 2% tanto para 2025 como para 2026.

Leia mais! Copom reduz Selic para 11,75% ao ano

Expectativas do Boletim Focus sobre a Selic

O BC usa a taxa básica de juros, a Selic, para alcançar a meta de inflação. De acordo com o Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic ficou em 11,75% ao ano, para 2023. Para 2024, o Boletim Focus prevê que a taxa Selic deve encerrar em 9% ao ano. A primeira reunião do Copom de 2024 ocorrerá em 30 e 31 de janeiro.

Leia mais! Boletim Focus: mercado mantém as projeções de IPCA, PIB, Selic e câmbio em 2023

O Banco Central, por meio de comunicado, informou, no dia 13 de dezembro, que manterá o ritmo de 0,5 ponto na manutenção da Selic nas “próximas reuniões”, ou seja, abrangerá as reuniões do Copom de janeiro e março.

Banco Central informou que manterá o ritmo de 0,5 ponto na manutenção da Selic nas “próximas reuniões” – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

– Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário – afirmou o BC.

 

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais