Boletim Focus: mercado mantém as projeções de IPCA, PIB, Selic e câmbio em 2023

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Boletim Focus do Banco Central (BC) desta segunda-feira (6) manteve as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa Selic e o câmbio para este ano. 

O IPCA, principal indicador da inflação, deve fechar o ano em 4,63%, dentro da margem da meta de inflação, que é de 3,25% com 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. É a primeira vez que a previsão da inflação se mantém estável após quedas em três relatórios seguidos. No entanto, para 2024, a projeção avançou de 3,90% para 3,91%, a segunda alta consecutiva. 

O crescimento do PIB se mantém em 2,89%. Há quatro semanas, o índice chegou a 2,92%, mas caiu com as expectativas do desempenho da economia no segundo semestre de 2023. 

A taxa Selic, que sofreu corte de meio ponto percentual na semana passada após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), está prevista em 11,75% ao ano no Boletim Focus. O corte ocorreu de acordo com a expectativa do mercado, que já apostava que a decisão fosse a mesma das duas reuniões anteriores.

Reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil em 2 de agosto. Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Atualmente, a taxa básica de juros é 12,25%. Portanto, a previsão do mercado é que ocorra mais uma queda de 0,5% na próxima reunião do colegiado do BC.

Leia também! Reforma tributária e correção do FGTS movimentam a política no Brasil. Entenda

Já para o câmbio, os economistas ouvidos para o Boletim Focus mantiveram a estimativa para o dólar a R$ 5,00 ao fim de 2023.

Postagens relacionadas

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Pela terceira vez, Boletim Focus eleva previsão da Selic em 2024

Prazo para negociar dívidas com Desenrola Brasil chega ao fim

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais