A partir desta sexta-feira (24), os colecionadores poderão adquirir a moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição brasileira. O Banco Central (BC) disponibilizou um novo lote de 4 mil peças, feitas em prata. A moeda será vendida por R$ 440 reais, embora tenha valor de face de R$ 5. Esta moeda de edição limitada celebra um marco histórico. A peça estará disponível, exclusivamente, por meio do site Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda do Brasil.
Em abril, o BC produziu, inicialmente, 3 mil unidades dessa moeda. Entretanto, com a possibilidade de aumentar a produção para até 10 mil peças dependendo da demanda. O anverso da moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira com páginas em cor sépia, simbolizando a passagem do tempo. A pena estilizada e o texto manuscrito representam a forma como o documento foi escrito há 200 anos. Vale ressaltar, que esta é a primeira vez que uma moeda de prata no Brasil utiliza o recurso de cores.
No reverso da moeda, está ilustrado o prédio do Congresso Nacional, ícone do Poder Legislativo brasileiro. O desenho do Congresso, com suas duas cúpulas – uma voltada para cima e outra para baixo – representa o Legislativo bicameral, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, conforme estabelecido na primeira Carta Magna do Brasil. Este detalhamento ressalta a importância do Congresso na história política do país.
Banco Central lançou a moeda na Câmara
A moeda comemorativa foi lançada, no mês de abril, em um evento no Salão Nobre, da Câmara dos Deputados. A Constituição de 1824 foi outorgada pelo imperador Dom Pedro I. Nesse sentido, houve a introdução de um modelo de governo com quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Esta Constituição, a mais longeva da história do Brasil, deixou um legado significativo, pois criou o Supremo Tribunal de Justiça. Além disso, com a evolução originou-se o Supremo Tribunal Federal.