Início » Alckmin diz que a alta do dólar é momentânea

Alckmin diz que a alta do dólar é momentânea

Vice-presidente destacou compromisso absoluto com responsabilidade fiscal e controle da inflação

A+A-
Reset

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), declarou que a alta do dólar é momentânea, nesta quinta-feira (13). A declaração ocorreu durante sua participação no Fórum de Investimentos Prioridade 2024.  A Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute) promoveu o evento no Rio de Janeiro (RJ).

Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin durante Fórum Investimentos Prioridade 2024, no Rio de Janeiro (RJ).
Foto: Cadu Gomes/VPR

Conforme Alckmin, o otimismo com a queda do dólar vem do compromisso absoluto do governo Lula com a responsabilidade fiscal e controle da inflação.  Ele destacou o cenário de condições favoráveis ao Brasil, com a queda da inflação, redução do risco Brasil e do desemprego, crescimento do PIB acima das expectativas e melhora na renda dos brasileiros.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços afirmou o compromisso do governo com o arcabouço fiscal. Além disso, Alckmin minimizou o ruído que ocorreu com a devolução da medida provisória (MP) sobre crédito de PIS/Cofins. De acordo com ele, a MP simbolizou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal.

– Aliás, essa questão da MP foi exatamente para poder, de um lado, cumprir a responsabilidade fiscal, e, de outro lado, cumprir decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal – declarou.

Alckmin elogia Haddad

Alckmin elogiou ainda a conduta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), frente à economia brasileira.

– O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem feito bom trabalho. E o governo é o governo do diálogo – afirmou.

alckmin haddad

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Conforme o vice-presidente, a intenção do Brasil é melhorar a arrecadação e, ao mesmo tempo, buscar a eficiência nos gastos públicos. Ele defendeu que as ações tenham uma contrapardida mútua, pela arrecadação e pela ordem das despesas. Segundo Alckmin, o governo fará mais com menos dinheiro.

Fórum Investimentos Prioridade 2024

Foi a primeira vez que o evento foi realizado na América Latina. O tema do fórum foi “investir em dignidade”, em que as discussões trataram da transição energética, avanço em tecnologia e inovação e inclusão social. Além disso, o evento buscou estreitar as relações comerciais entre o Brasil e a Arábia Saudita.

A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com corrente de comércio bilateral de US$ 7 bilhões. Desse modo, o evento serviu para projetar a imagem nacional como um polo de ideias e iniciativas sustentáveis que atraiam cada vez mais investimento global.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais